Clínica de Recuperação

6 Passos para sair do mundo das drogas

o que é uma clínica de reabilitação para dependentes químicos?

Seja Bem-Vindo ao nosso blog, vamos falar sobre: 6 Passos para sair do mundo das drogas

“6 Passos para sair do mundo das drogas?” Esta é uma pergunta que pode vir a se passar na mente de quem quer abandonar algum vício químico.

Abandonar o vício e a dependência química é um assunto debatido há séculos. Qual a melhor forma de se fazer isso? Quanto tempo? Posso fazer isso sozinho? Existem remédios?

Existem várias perguntas que possuem várias respostas. Se você buscou por este assunto pode ser que você tenha interesse em abandonar um possível vício ou conheça alguém que tem uma dependência química e quer largar de uma vez o uso de drogas.

E se você está realmente pronto para abandonar o vício, ou ajudar algum dependente, saiba que a vitória é sim possível, mas que exigirá muito de você, principalmente do dependente.

Enfrentar este problema sozinho pode ser uma tarefa árdua, e novamente, não é impossível. E seu comprometimento total com a causa será necessário. Só de chegar até aqui, você já tem mostrado pra si mesmo este comprometimento, use como energia para abandonar o vício.

Estar motivado e ter motivos para se motivar são de extrema importância, mas é só o comprometimento que irá fazer com que mesmo nos dias mais difíceis, na abstinência mais forte e quando faltar motivação, você estará ainda assim, comprometido com a sua cura.

Entender a dependência química como uma doença é de extrema importância para passar pelo processo de auto aceitação. Para se libertar da vergonha e do medo que podem ter se instalado em você.
Montei uma lista com 6 passos para sair do mundo das drogas, para te ajudar a abandonar o vício, seja enfrentando isso sozinho, seja com a ajuda de amigos e familiares.

6 Passos para sair do mundo das drogas

1) Evite os locais que incentivam o uso da droga

Este é um dos primeiros passos a se dar na hora de abandonar o vício e um dos mais importantes. Evitar por completo os locais que você frequenta para usar drogas, e até regiões são de extrema importância.

Não dá para entrar no chiqueiro e sair de lá limpo, uma hora outra você irá cair na tentação, porque a doença causa esta cegueira e ideias como “É só hoje” e “É só mais essa vez” podem surgir, e se você se aceitou como um doente químico, deve entender que não podem existir nunca mais essas frases.

Sendo um passo para abandonar o vício, de extrema importância, o usuário deve sempre não só evitar, como excluir completamente esses locais de seu caminho. Esse foi o primeiro passo para sair do mundo das drogas.

2) Se afaste de pessoas que te influenciam o uso

Esta segunda dica anda de mãos dadas com a primeira. Afinal, sempre existem companhias para te levar a usar drogas, mas para sair delas… É outro assunto. E este é mais um passo importante para sair do mundo das drogas.
Se afastar de pessoas que influenciam seu uso, ou não te apoiam na sua decisão é mais do que fundamental para você conseguir vencer o vício. Não importa se são “amigos” de décadas. Se ele está te vendo morrer, e entrega a morte nas suas mãos, ele não é seu amigo.

Do mesmo jeito que não dá para frequentar os mesmos locais, não dá para manter as mesmas amizades. Abandonar a dependência química traz consigo escolhas, e essas escolhas trarão muitas mudanças na sua vida. E algumas delas serão difíceis e te podem te fazer escolher entre a própria vida ou uma amizade, um relacionamento.

3) Reconheça a doença e seus motivos

Reconhece a si mesmo como um doente químico e os motivos que te fizeram começar a usar e permanecer usando a droga são o terceiro ponto, lembrando que esta lista não está em uma ordem de importância, mas se estivesse, este aqui seria o principal.

Quando você se entende como alguém que está doente e precisa de cuidados, você entende a causa da doença e os motivos que estão fazendo ela durar na sua vida.
Para isso uma auto análise deve acontecer, em sobriedade claro. Se olhar um pouco no espelho, se olhar um pouco por dentro e perceber as mudanças físicas e mentais que ocorreram em você desde o início do uso com certeza te fará ver tudo sobre outra perspectiva.

Buscar entender o por que de estar nessa situação e entender que este não é o caminho pode ajudar a aliviar a culpa, a vergonha, o medo, ou qualquer sentimento ruim que possa estar te afetando.
A doença não tem cura, mas tem tratamento e você pode voltar a viver uma vida sem dependência de novo. Seguir este passo é importante para abandonar o vício e sair do mundo das drogas.

4) Seja comprometido

Estar comprometido com a mudança e o abandono do vício é um passo diário. Não basta evitar o local, abandonar hábitos e amizades, não basta se entender doente se não existe comprometimento.
Muitas vezes é difícil ter um comprometimento, quando falta fé. Falta fé em si mesmo, falta fé da família e amigos em você, falta fé na mudança.

E de onde tirar forças para se manter comprometido mesmo nos piores dias?
Esta é uma pergunta difícil, e que só você pode responder. Sua motivação pode ser a restauração de seus laços familiares, o abandono da vida de rua, o volta para uma vida profissional, ou por hobbies, animais que dependem de você.
E claro, por si mesmo. Estar comprometido consigo mesmo, por si mesmo é o que te vai fazer não desistir mesmo quando estiver sozinho. É se colocar este desafio na cabeça e se desafiar a enfrentá-lo todos os dias, e vencê-lo. Estar comprometido sempre, é o passo mais importante para sair do mundo das drogas.

5) Tenha hobbies, se exercite

Com toda certeza fazer outras coisas que você gostava antes do vício são de muita ajuda na hora de abandonar a dependência química. Não importa qual for, se é pintura, leitura, filmes ou música. Apenas faça. Ocupar a mente com tarefas prazerosas te fará esquecer o hábito que você quer abandonar.

Praticar esportes, seja uma caminhada simples ao redor da quadra, ou um futebol, luta, natação, yoga. Se exercitar é a chave para aliviar o estresse e a ansiedade que os períodos de abstinência podem trazer.
Pensou no passado de dependência química? Pegue seu violão e vá tocar, pegue seus tênis e vá correr. Cada um desses passos irão te ajudar a sair do mundo das drogas.

O primeiro passo ao decidir abandonar o vício é o período de desintoxicação, este no qual a abstinência pode vir mais forte, agravando problemas de saúde. Então para a última dica e último passo para sair do mundo das drogas.

6) Aceite ajuda

Não tem por que encarar essa sozinho. Mesmo que você não tenha ninguém disposto a enfrentar isso com você, tem este aqui que está escrevendo e ainda acredita que você pode mudar.

Passar pela desintoxicação traz também riscos que podem te fazer necessitar de um apoio médico. Então busque ajuda, as vezes ela pode não vir de onde você deseja, e vem de onde você menos espera.

Para conseguir sair do mundo das drogas, e abandonar vícios, você não precisa estar sozinho, busque familiares e amigos, ou vá direto a uma casa de apoio, ou clínica de reabilitação.
Não dê chance para o vício, e se liberte e abandone o mundo das drogas.

Mudar todo um estilo de vida e hábitos de vício que podem ter sido construídos ao longo de anos não é uma tarefa fácil e exigirá de você todas as suas energias. Porém, não desista, e lute um dia de cada vez.

É possível sim abandonar o mundo das drogas, é possível sim se limpar e ficar livre dessa doença. Esteja comprometido, aceite ajuda, se aceite, e permita se reconhecer de novo, em uma vida sem drogas.
Não espere resolver tudo sozinho e não precisa buscar enfrentar esse desafio por conta própria. Busque apoio para sair do mundo das drogas.

Com esse blog esperamos ter respondido a pergunta de “quais são os passos para se abandonar vícios e dependência química?”, e desejamos que este passo a passo te ajude na hora de tirar qualquer vício de sua vida.
Estes foram os 6 passos para sair do mundo das drogas, porém não são os únicos, busque ajuda de amigos e familiares, aceite o tratamento e não desista, seja forte.

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica de Recuperação Esquadrão Resgate

Contatos

Redes Sociais

Mais Vistos

- Obtenha as últimas atualizações

Assine nossa Newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novos conteúdos e atualizações.

Menu

Artigos

Postagens Relacionadas