Drogas na Adolescência Há Muito Tempo Preocupa a População

Drogas na Adolescência Há Muito Tempo Preocupa a População

A adolescência e uma fase do desenvolvimento humano em que ocorrem muitas mudanças, é uma fase conflituosa da vida devido às transformações físicas e emocionais vividas.

Surge a curiosidade, os questionamentos, a vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões.

É o momento que o adolescente procura sua identidade, não mais se baseando nas orientações dos pais, mas  também nas relações que constrói principalmente com o grupo de amigos.

Para a grande maioria dos jovens, ter experiências novas (lugares, músicas, amigos e também drogas) não necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis.

Mas há jovens que passam a ter problemas a partir dessas experiências,e por conta disso a adolescência é um periodo de risco para o envolvimento com as drogas.

Consumo de drogas na Adolescência

O consumo de drogas na adolescência desde há muito tempo preocupa a população, pois mais tarde os jovens podem sentir os seus efeitos da pior maneira no futuro.

Drogas na Adolescência Há Muito Tempo Preocupa a PopulaçãoDesde há muito tempo que se utilizam drogas como medicamentos, devido às suas propriedades analgésicas, mas consumidas em baixas doses. No entanto, o consumo de drogas em doses elevadas distorce a realidade de tal forma que produz falsas situações de bem-estar e provoca danos quase sempre irrecuperáveis.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o termo droga aplica-se a todas as substâncias que se caracterizam por:

– Produzir alterações no equilíbrio do organismo ao serem introduzidas por diversas vias, como inalação, ingestão, injecção, etc. ;
– Provocar no indivíduo dependência física, psíquica ou ambas;
– Conduzir o organismo à tolerância aos efeitos que produz;
– Levar à síndroma de abstinência, quando deixam de ser consumidas.

Quando um jovem experimenta uma droga, geralmente fá-lo por pressão do grupo de amigos ou por curiosidade.

O abuso das drogas depende dos mais variados factores, como o estado psicológico, as condições sócio-económicas (desemprego),solidão e o aliciamento exercido pelos traficantes.

Porque os jovens usam drogas?

Porque do consumo na adolescência?
Os medicamentos, álcool, tabaco e outras drogas são amplamente utilizados no seio da comunidade para uma variedade de finalidades.

A principal razão dos jovens ao uso de álcool em primeiro lugar, tabaco ou outras drogas é porque eles são curiosos e querem descobrir o que seus amigos e familiares estão experimentando e por isso no momento não se apercebem dos perigos das drogas.

Muitos jovens vêem o álcool como parte integrante de sua maturação e interacção social com os outros.

Os jovens estão constantemente construindo e reconstruindo o significado social do mundo que os rodeia, por isso tentam descobrir onde se encaixam. Os jovens estão expostos a situações de uso de drogas ao longo da vida.

A sua decisão de começar a usar ou continuar a usar uma droga irá reflectir:

  • O que está acontecendo nas suas vidas
  • Quem são e onde com eles, no momento
  • Suas crenças e valores
  • Experimentação e comportamento de risco
  • Álcool e outras drogas práticas dos outros ao seu redor, incluindo membros da família e colegas
  • A exposição a influências da mídia e da internet
  • Acesso e disponibilidade de drogas, ao álcool e outras

Os períodos mais vulneráveis para entrar em contacto com drogas, ou para começar a usar drogas, são períodos de transição ou os desafios profissionais ou sociais. Estes podem ser a transição da escola primária para a escola secundária, o trabalho, ou um início de relacionamento ou envolvimento com novos grupos sociais.

Quais os jovens são mais propensos a ter problemas com drogas?

Embora seja impossível prever com precisão quem irá desenvolver um problema com as drogas, e quem não vai, é possível delinear factores de risco e protecção, saber os cuidados a ter com as drogas também ajuda. Isso é útil porque ajuda a pensar sobre como reduzir os riscos dos jovens, e como evitar o uso de drogas na adolescência.

Os riscos podem ser identificados nas relações familiares, as relações entre colegas da escola, ambientes de trabalho, e na comunidade.

Como um adolescente pode começar a usar as drogas?

  • Os ambientes que proporcionam estabilidade, acompanhamento e carinho são menos arriscados para o uso de drogas na adolescência do que aqueles que são imprevisíveis ou caóticos.
  • Obviamente, grupos de amigos, onde o uso de drogas é considerado normal, aceitável e desejável, onde os comportamentos ilegais ou anti-sociais são perdoados, e onde as actividades dos jovens não são monitorizadas por adultos, são mais arriscadas e mais susceptível de conduzir ao uso de drogas.

Como saber se uma pessoa está usando drogas?

A resposta curta é que é muito difícil ter a certeza de que uma pessoa está usando drogas. É importante que os pais reconheçam os perigos do consumo de drogas e que existem estratégias eficazes que os pais podem adoptar para reduzir a probabilidade de os jovens consumirem álcool e outras drogas.

Estratégias eficazes incluem ter um modelo, estabelecendo limites claros e estar aberto às oportunidades quando elas surgem, para falar com seu filho sobre drogas.

O álcool é a droga de escolha para a maioria dos jovens. Se você está preocupado que o seu filho possa estar a utilizar uma substância, evite tirar conclusões precipitadas. Procure oportunidades para conversar com seu filho sobre as suas preocupações e ouvir o que eles estão a dizer.

Há alguns sinais e sintomas que podem indicar que um adolescente poderia estar a consumir drogas, ou que pode significar que algo está errado, ou simplesmente ser parte do crescimento.

Coisas que podem indicar o uso de drogas:

  • Intoxicação. Isto pode incluir: fala arrastada, andar cambaleante, lento, olhos vermelhos, suores, excepcionalmente falador, muito feliz ou triste, mal-estar, comer muito.
  • Você pode encontrar coisas óbvias como garrafas vazias de álcool ou seringas. Além disso, pedaços de papel alumínio, sacos individuais pequenos, pedaços de mangueira, e colheres dobradas podem indicar o uso de diferentes drogas.
  • A utilização repentina de objectos que tem objectivo de “disfarçar” ou ocultar, por exemplo coisas como desodorizantes pessoais, incenso, produtos para refrescar o hálito ou óculos escuros, podem estar tentando mascarar o uso de alguma substancia ou drogas.
  • O uso de drogas envolve tanto a compra e venda. O aumento dos gastos, a demanda por dinheiro, ou o desaparecimento de itens valiosos podem apontar para a compra de drogas. Ter mais dinheiro do que o habitual, ou objectos novos e caros, pode significar que a pessoa que está vendendo drogas.
  • Mudanças de personalidade.
  • As alterações físicas. Ganhar ou perder peso, alterações do sono mais ou menos normais, na rotina de higiene pessoal, o aparecimento de erupções na pele ou feridas.
  • Acidentes frequentes. Cair, batendo em coisas, derrubar as coisas, ou ter acidentes.
  • Problemas na escola ou no trabalho.
  • Alterações nas amizades.

Às vezes os pais ficam preocupados e perguntam o que está a acontecer. A resposta habitual é que os jovens negam uso de drogas, inicialmente, pois são usadas em segredo, mas finalmente eles decidem contar aos seus pais.

Factos rápidos …

Drogas e adolescentes são uma má combinação, pois os adolescentes podem se tornar dependentes de substâncias mais rapidamente do que adultos.

Trinta e três por cento dos adolescentes experimentam substancias em casa, escola ou no trabalho.

A maioria dos jovens não tem a noção dos perigos do uso de drogas nas noites que podem a vir enfrentar quando estão sob o efeito de drogas.

O álcool e outras drogas são as doenças que afectam mais e são mantidos pelo sistema familiar.

Sinais de alerta

Se você está preocupado que o seu adolescente faça utilização de drogas ou álcool, olhe para estes sinais de alerta:

  • Outros membros da família sabem do abuso de substâncias;
  • Faltar às aulas com muita frequência;
  • Mudança para um grupo de pessoas diferentes;
  • Parar as actividades extracurriculares que foram importantes para o adolescente;
  • Dificuldades de ordem jurídica;
  • Porte de apetrechos para consumo de droga;
  • Posse de identificação falsa;
  • Fonte desconhecida de renda;
  • Modificações físicas, tais como os lapsos de memória, fala arrastada, perda de coordenação motora, olhos vermelhos, pupilas dilatadas ou perda rápida de peso;

Se sabe de algum jovem com problemas ajude-o antes que seja tarde de mais. A ajuda para filhos com consumo de droga é essencial, para escolher entre a adolescencia e droga.

Ajude a evitar o consumo de drogas na Adolescência.

 

Drogas na Adolescência Há Muito Tempo Preocupa a População

Apoio: Grátis Dicas Online

Pedro Boeno

Pastor Pedro Boeno

Website: http://pedroboeno.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *